top of page

Otoplastia: Cirurgia de orelha em abano

O QUE É A OTOPLASTIA? Otoplastia é a cirurgia para corrigir deformidades da orelha. A orelha em abano é a mais comum entre estas deformidades.

Otoplastia:  Cirurgia de orelha em abano

QUAL O MELHOR MOMENTO PARA FAZER A OTOPLASTIA. O melhor momento para realizar a correção de orelha em abano é antes do início da idade escolar para evitar traumas pelo bullying. No entanto pode ser realizada em qualquer momento da vida. Esta situação leva estes pacientes a serem tímidos e introvertidos, o que refletirá diretamente em toda sua vida, seja profissional, social ou nos relacionamentos em geral.

MINHAS ORELHAS SÃO ASSIMÉTRICAS POSSO OPERAR?

Sim. As orelhas assimétricas podem ser operadas juntas ou separadamente. É normal uma orelha ser diferente da outra em tamanho ou implantação.

A internação é feita logo antes da cirurgia e sua duração é em função do tipo de anestesia. Geralmente com anestesia local a alta é dada logo após a cirurgia.

A anestesia é local ou sedação, raramente geral (em crianças). O tipo de anestesia depende da sensibilidade e colaboração de cada paciente.

A cirurgia tem duração média de 60 a 90 minutos.

O pós-operatório geralmente é indolor, no entanto, dependendo da sensibilidade de cada paciente pode haver certo desconforto pós-operatório, facilmente tratado com anestésico comum. A dor em excesso não é normal e deve ser comunicado o mais breve possível. O curativo é feito inicialmente em forma de turbante e ficará por dois dias, e tem a função de prevenir possíveis traumas locais.No pós-operatório recomenda-se o uso de faixa tipo “tenista” ou “balé” por aproximadamente 30 dias.Os pontos são retirados com aproximadamente 8 dias.

Para a maior segurança dos nossos pacientes eles possuem o contato direto conosco 7 dias por semana 24 horas por dia. Inclusive pelo whatsapp da Gisele que presta o atendimento exclusivo pelo fone 48 9154 1339 para tirar todas as dúvidas.

Quando posso voltar as minhas atividades do dia-a-dia como trabalhar e estudar?

Logo que é retirado o turbante no terceiro dia de pós operatório a paciente ou o paciente irá usar a faixa de proteção que é discreta. Para as mulheres, como a tiara é utensílio de beleza pode voltar normalmente ao trabalho desde que evite bater as orelhas. Os homens não possuem este hábito de usar faixa no dia a dia, então podem sobrepor a faixa com um boné, e dependendo da atividade retornar as atividades do dia-a-dia sem exercícios físicos imediatamente.

Quando posso voltar a fazer exercícios físicos?

Depende do trabalho que foi feito na orelha, mas no mínimo 15 dias e no máximo 30 dias.

ONDE FICA A CICATRIZ DA CIRURGIA DE ORELHA?

A cicatriz é posicionada atrás da orelha, a tendência é que fique imperceptível. com o tempo. Além disto a pele atrás da orelha é muito fina, o que tende a uma cicatriz mais discreta.

COM QUANTO TEMPO APARECE O RESULTADO?

O resultado final aparece logo que se retira o curativo no terceiro dia, porém a estrutura da orelha embora já posicionada sem abano ainda está inchada. O resultado se define por volta de 3 meses.

A ORELHA PODE VOLTAR A POSIÇÃO QUE ESTAVA ANTES?

A posição de antes não voltará desde que tenha sido retirada cartilagem. Ou seja, não voltará a aparência de antes. Quando a deformidade é só na dobra pode voltar se não forem tomados os devidos cuidados no pós-operatório porque se os pontos romperem não dá tempo da orelha se fixar na nova posição. Para isso precisa de 2 meses sem bater ou dobrar.

agenda-sua-consulta-pelo-whatsapp.png
bottom of page