Prótese de Mama
O melhor momento para a cirurgia é quando você percebe que o seu volume mamário é pequeno em relação ao que você gostaria que fosse. A forma de como você se sente em relação a sua mama é fundamental e decisivo na indicação de colocar ou não um implante (prótese) mamário.

A melhor indicação é quando você fica inibida de colocar certas roupas que valorizam as mamas, quando sente que sua auto-estima em relação ao companheiro, ou mesmo as amigas está prejudicada pela inibição de exibir o volume mamário.
Depois de 15 anos dedicados a cirurgia plástica aprendi a reconhecer os anseios mais importante e descrever as perguntas mais frequentes.
O primeiro ponto quando se inicia a consulta é saber se a paciente tem indicação apenas de colocar as próteses ou é necesário retirada de pele.
Meu caso precisa retirar pele?
Se houver excesso de pele que permita o pinçamento da pele com folga ou se o tecido mamário sofreu queda e está na base das mamas fazendo com que ela encoste no tórax provavelmente você precisará retirar pele junto com a colocação das próteses. Neste caso acesse o nosso link sobre mamoplastia.
Bom, determinamos que você não precisa retirar pele, agora vamos para as outras perguntas.
Por onde é melhor colocar os implantes?
Os implantes podem ser colocados por baixo da mama, no sulco mamário, pela aréola com corte de meia aréola superior, inferior ou toda aréola, ou ainda pela axila.
O lugar ideal é onde a cicatriz ficará mais escondida. Como a maioria das mamas apresenta o abaulamento da parte inferior da mama, este camufla cicatrizes nesta região. Por isso, na maioria dos casos é colocada por uma incisão de 3,5 a 4,0 cm por baixo da mama que tende a ficar pouco perceptível com o tempo.
Minha areola é baixa, posso suspender na cirurgia?
Em alguns casos, a mama apresenta queda discreta e pouca pele, mas o complexo aréolo-mamilar (aréola + mamilo) apresenta-se com queda, ou seja, deslocado para baixo. Nestes casos coloco a prótese por uma incisão na parte superior da aréola e aproveito para retirar um pouco de pele de forma a suspender a aréla e o mamilo até a posição adequada.
Como ficará o espaço entre as mamas?
Para saber como ficará o espaço entre as mamas basta que você una as mamas com as mãos e terá uma ideia. Cada pessoas tem um afastamento das mamas de características genética, algumas mamas são até coladas enquanto outras possuem grandes afastamentos que permitem até a visualização da estrutura óssea.
Posso ter reação alérgica ao silicone?
Qualquer pessoa pode ser alérgica a qualquer substância, porém a alergia ao silicone é extremamente rara.
Quem tem implantes de silicone pode fazer mamografia?
Sim, da mesma forma que as mulheres sem implantes, apenas devendo informar o radiologista para se obter as melhores visualizações possíveis do tecido mamário. Exames alternativos também podem ser feitos, como o ultrassom e a ressonância magnética.
Qual o peso de um implante?
O peso do implante é equivalente ao seu volume. Se um implante possui 200 cc ou ml, pesa normalmente 200 gramas.
Se eu engordar pode alterar a forma das mamas?
Partindo do princípio que o volume visual da mama é resultado da soma da camada de gordura externa mais o tecido glandular mais a prótese, variações de peso alterarão o volume, posição e inclusive consistência das mamas.
Prótese de mama causa câncer?
Não existe qualquer associação de câncer de mama com próteses mamárias.
Preciso trocar as próteses com 10 anos?
As próteses da Eurosilicone não precisam ser trocadas com 10 anos, no entanto precisam ser acompanhadas com exames de imagens para detectar possíveis problemas. Exames que naturalmente devem ser feitos por todas as mulheres para avaliação das mamas. As próteses da Eurosilicone possuem em contrato uma garantia vitalícia e internacional. De forma que se houver algum problema com a prótese a paciente recebe outra como garantia.
Devo colocar por cima ou por baixo do músculo?
A indicação da colocação das próteses por cima ou por baixo do músculo peitoral tem uma indicação precisa. A colocação por baixo do músculo traz mais complicações como dor, hematomas, deslocamentos e movimentos visíveis nas mamas com a contração dos músculos peitorais. Desta forma, indico a colocação por baixo do músculo quando a quantidade de mama para cobrir a prótese é muito fina, como no caso de pacientes muito magras e/ou com pouco tecido mamário.
A internação é feita na manhã do dia da cirurgia. A paciente deve trazer os exames pré-operatórios, e vir acompanhada de um familiar.O tempo de internação pode durar de algumas horas até o dia seguinte, dependendo da anestesia proposta e da evolução da cirurgia.
Qual a anestesia ?
Geralmente a anestesia é local com sedação ou por vezes geral, dependendo da paciente.
Quanto tempo dura a cirurgia ?
A cirurgia dura em média de 50 minutos.
A colocação das próteses interfere na amamentação?
Como as próteses são colocadas abaixo do tecido glandular, onde é produzido o leite, a cirurgia não interfere na amamentação.