top of page
< Back

Abdominoplastia

A cirurgia do abdome ou Abdominoplastia tem a sua indicação clássica para o tratamento da flacidez da pele do abdome, que geralmente ocorre naturalmente por uma questão genética, após uma ou várias gestações ou após grandes perdas de peso.

Abdominoplastia

O melhor momento é quando a flacidez abdominal prejudica a sua auto-imagem, ou seja, a sua apresentação para as outras pessoas, atingindo a sua auto-estima e conseqüentemente diminuindo a sua autoconfiança nas atividades sociais e nos relacionamentos em geral. Uma vez que se sentir bem é fundamental no contato interpessoal.

A retirada da pele tem sua indicação estética e funcional, neste caso para tratar o “avental” (dobra de pele sobre o púbis), que corresponde a dobra de pele sobre a região púbica, que por sua vez cria assaduras locais e até mau cheiro.

O tecido que se retira é constituído de pele e gordura. Além de retirar a pele, a musculatura do abdome (retos abdominais) que relaxa e se afasta com a gravidez e excesso de peso é reaproximada (amarrada). Este procedimento devolve o aspecto plano ao abdome.

Vamos para as principais dúvidas que tenho ouvido ao longo destes 15 anos dedicados exclusivamente a cirurgia plástica.

A partir da primeira avaliação e consequentemente da primeira dúvida:

Meu caso tem indicação para lipo ou para abdominoplastia?

Esta é uma situação importante. Por muitas vezes a paciente chega ao consultório achando que precisa fazer abdominoplastia sendo que a sua melhor indicação seria de uma lipoaspiração ou no máximo uma lipoaspiração com mini-abdome que retira apenas uma fatia da parte inferior do abdome.

Como saber qual a indicação? A resposta difinitiva é dada pelo cirurgião plástico, mas para ter uma ideia a parte superior do umbigo precisa chegar até a cicatriz da cesárea ou até onde ela estaria. Isto é visto tracionando-se a pele estando deitada e com os joelhos dobrados. Caso a pele chegue a indicação é de abdominoplastia. Se não tiver pele suficiente grande chance de não ser o seu caso.

Caso a pele seja muito tracionada para que chegue até embaixo a cicatriz pode alongar e ficar estéticamente feia, ou ocorrer uma elevação da cicatriz na região acima do púbis, que pode ficar aparente na calcinha ou no biquini.

Existe algumas alternativas nestes casos, mas apenas ao exame detalhado poderão ser sugeridos procedimentos alternativos, como reposicionamento do umbigo mais abaixo do inicial.

Tenho algumas gordurinhas que me incomodam nas costas. Posso fazer junto com a abdominoplastia?

Sim. O nome desta cirurgia é Lipoabdominoplastia (clique aqui para saber mais).

A lipoabdominoplastia é uma cirurgia conjunta de lipoaspiração mais abdominoplastia. Nela é feita a retirada da gordura das costas, flancos e abdome inteiro, em seguida, na mesma cirurgia é retirada a pele do umbigo até a cicatriz da cesarea, ou onde seria a sua posição logo acima do púbis.

Muda alguma coisa em relação ao abdome do lipoabdome para a abdominoplastia clássica que só retira pele?

A técnica é diferente, retirando a gordura do abdome ele ficará com aparência mais rígida e de menor volume.

A internação dura de 12 horas a um dia dependendo do caso.

A anestesia pode ser geral ou peridural, dependerá da avaliação pré-anestésica, onde o anestesista indicará a melhor anestesia para o seu caso, em função de seus antecedentes, alergias, entre outros. De qualquer forma, quando você entra no centro cirúrgico é pego uma veia e feito um anestésico. A partir daí a grande maioria das pacientes já não lembra de mais nada.

Tem algum exame importante a ser feito antes da cirurgia?

Sim. Uma rotina pré-operatória com exames de sangue e urina, rx de tórax e eletrocardiograma. Um exame muito importante é a ultrassonografia da parede abdominal para avaliar a presença de possíveis hérnias de parede, principalmente as umbilicais. Cerca de 10% da população tende a ter hérnias de parede durante a sua vida e grande parte delas são assintomáticas. E o momento é importante para já tratar estas hérnias.

A cirurgia dura em média 2h30 minutos para a abdominoplastia clássica e 4 horas para lipoabdome, podendo ser prolongada dependendo do caso, como hérnias associadas por exemplo. O tempo da cirurgia não deve ser confundida com o tempo de permanência no centro cirúrgico, que envolve também o período de fotos, marcação, preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

É feito um umbigo novo?

Não. O umbigo é o seu com uma cicatriz em volta dele. Ele é cortado de forma circular pela pele, sem desinserí-lo do fundo e então suturado (costurado) na pele novamente. O meu diferencial do umbigo é que todos os pontos são dados de forma a manter o umbigo profundo, o mais natural possível e sem pontos fora dele, que marcariam a pele dando a impressão de raios de sol. Este tipo de resultado estigmatiza a paciente demosntrando ser um abdome operado.

É deixado dreno?

Não deixo dreno. Prefiro a cauterização minuciosa do que a porta de entrada para bactérias que o dreno pode deixar. Minhas pacientes recebem alta sem drenos e sem precisar mexer nos curativos em casa. Apenas eu troco os curativos nos retornos no consultório. Isto impede a manipulação que pode causar algum tipo de infecção e comprometimento da cicatrização ou da própria cicatriz.

Terei dor no pós-operatório ?

O pós-op não costuma ser doloroso. Dependendo da sensibilidade de cada paciente, pode apresentar certo desconforto, perfeitamente resolvido com analgésicos comuns que são prescritos na alta. Lembre-se de não se automedicar.Qualquer dúvida entre em contato, para isto você tem o número direto que está ligado 24 horas por dia 7 dias por semana e o whatsapp da Gisele 48 9154 1339 do atendimento exclusivo. É segurança e confiança para você.

Qual o tamanho que ficará a minha cicatriz?

A cicatriz resultante é horizontal logo acima dos pêlos pubianos (lugar da cicatriz de cesariana) e se estendendo até os flancos. A extensão depende do volume de pele e gordura do abdome a ser ressecado. A cicatriz é planejada para ficar dentro de roupas íntimas ou roupas de banho, como calcinhas e biquinis.

Onde é feita a cirurgia?

A cirurgia é feita em Florianópolis/SC em dois grandes hospitais com a mais completa e moderna instalação de atendimento tanto de hotelaria, atendimento pessoal e manutenção da vida. Possui tudo o que você precisa para fazer a sua cirurgia com segurança e conforto. Afinal a sua vida merece este cuidado.

bottom of page